responsive slider jquery by WOWSlider.com v7.7

Notícias

18/04/2016

DIVERSIDADE MARCA CELEBRAO DOS 75 ANOS DA LIGA HOMEOPTICA

Durante todo sábado, 16, a Liga Homeopática do RS esteve de portas abertas para receber as mais de 50 pessoas que participaram de seu aniversário de 75 anos. O belo dia e a diversidade da programação com palestras e vivências de Jin Shin Jyutsu, Reiki, Danças Circulares e show de Marcelo Delacroix e Dany López, entre outras atrações, marcou a celebração da data. Compareceram a vereadora Lourdes Sprenger, médicos, veterinários, dentistas, farmacêuticos, usuários da Homeopatia e comunidade em geral.

O médico Ben-Hur Dalla Porta, vice-presidente da Liga Homeopática, iniciou as atividades com a palestra “História da Homeopatia no RS”, relatando que desde sua fundação a Liga Homeopática trabalha pela divulgação da Homeopatia para a população e contribui para a qualificação de profissionais da área da saúde. “A instituição não representa apenas um importante capítulo na história gaúcha, mas é agente do resgate destas raras informações sobre a Homeopatia”, pontuou.

Em sua apresentação, a médica Denise Marcon, da Câmara Técnica do Cremers, abordou o tema “Homeopatia nas Doenças Agudas”. Segundo ela, muitas pessoas acreditam que só devem procurar o tratamento homeopático como prevenção ou para doenças crônicas. “É o contrário, pois no momento de agudização os sintomas são mais evidentes, permitindo ao médico enxergar como esse organismo adoece - o que pode ajudar no tratamento do paciente em geral”, destacou. Explicando que as doenças agudas podem ser individuais e coletivas, Denise recomendou como preventivo da gripe a Influenza 2016, CH 30, na dose de 5 glóbulos por semana.

Com demonstração de diversos produtos, a artista têxtil Daisy Maciel, palestrou sobre “Lã, a fibra inteligente para proteção de resfriados de cabeça”. Conforme explanou, a milenar lã ovina é considerada uma fibra inteligente por suas qualidades de saúde e equilíbrio ambiental. “Proteger a cabeça do frio e da umidade, evita resfriados, gripes e sinusites”, garantiu.

Erna Maria A. Klausgraber e Sílvia Iankowski palestraram e realizaram uma vivência do Jin Shin Jyutsu. “Nosso objetivo é que todos conheçam e vejam em si mesmos os benefícios da prática”, disse Erna. Referiu que o Jin Shin Jyutsu é uma Fisio-Filosofia, arte ancestral de harmonização da energia do corpo, mente e espírito através do toque com as mãos em 26 áreas onde a energia vital se concentra, pontos este semelhantes à Acupuntura. Durante a autoaplicação, os participantes foram orientados a segurar cada um dos dedos das mãos, enquanto Sílvia informava a qual área do corpo ou sintoma correspondiam. Ao longo do dia, Erna e Sílvia atenderam individualmente os interessados. Gilvana Pinto Souto também fez atendimento solidário de Reiki.

Marcelo Delacroix proporcionou um espetáculo à parte. Acompanhado pelo o uruguaio Dany López, com o qual gravou Canciones Cruzadas em 2013, empolgou o público com composições próprias, de outros autores e de Dany López.

Em “O uso da Homeopatia em plantas - A experiência na ETA - Escola Técnica de Agricultura de Viamão”, Valcir Carpenedo relatou a pioneira iniciativa institucional no uso da Homeopatia na Agronomia – que tem despertado muito interesse dos alunos.

A programação seguiu com as palestras “Os princípios da boa comida, com Vanessa Álvaro; “A autoeducação: um caminho de superação - Relato sobre a utilização da Homeopatia e o quanto ela pode fazer por nós”, pela usuária Rosali Kellermann; “Karma e missão através da Astrologia”, com Carla Kufner.

Ao longo do dia, os presentes compartilharam o piquenique participativo. As Danças Circulares, dirigidas por Siomara Kronbauer, oportunizaram outro momento de integração e descontração. Enquanto a prática de atenção plena “Mindfullness”, com Angélica Adamoli, possibilitou que todos sentassem em meditação no pátio preservado da entidade, praticando a concentração, se conectando com sua respiração e consciência. Originalmente um conceito da meditação budista, a Mindfullness tem sido usada no controle de sintomas como ansiedade, depressão e estresse.

A programação encerrou com a palestra “Homeopatia para os animais”, proferida por Elisandra Pezzetta, médica veterinária, diretora científica da Liga Homeopática.

Veja aqui o Álbum de Fotos dos 75 anos da Liga Homeopática.