Entrevista de Elisandra Pezzetta ao Informativo do CRMV/RS

A Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS) completou 70 anos de atuação no Estado no domingo passado (17), destacando-se como uma das instituições pioneiras no Brasil na divulgação da homeopatia como especialidade da área da saúde e na prestação de serviços à comunidade. Até o final do ano, a Liga programa realizar uma série de atividades para comemorar a data, entre elas uma confraternização, inauguração de medalhão em homenagem a David Castro e Tribuna Popular na Câmara Municipal de Porto Alegre. O objetivo é promover a especialidade e a Liga entre os profissionais médicos, farmacêuticos, odontólogos e médicos-veterinários, bem como divulgar a homeopatia para o público em geral. Na próxima quinta-feira (28), às 14h, a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageia a Liga na Tribuna Popular, numa iniciativa do vereador professor Garcia. Pela primeira em suas sete décadas, a entidade é presidida por uma médica-veterinária, a profissional Elisandra Pezzeta.

Como a senhora avalia o espaço ocupado atualmente pela homeopatia na Medicina Veterinária?
A aceitação tem sido muito maior, principalmente em função de medicamentos homeopáticos de uso veterinário industrializados que estão à disposição nas pets. Sempre foi difícil levar para o público essa opção, mas agora isso é viável, pois o dono do animal vê o produto à venda e pode adquirí-lo. Assim, percebe que o animal melhora rápido, vê os resultados e sabe que foi em função da homeopatia. O mesmo ocorre com a utilização em animais de produção, como no caso do gado de corte, quando o produtor vê que o animal reduz a carga parasitária, ou de leite, com redução do índice de mastites, por exemplo.

O que significa ser a primeira médica-veterinária a presidir a Liga Homeopática?
Estou muito orgulhosa. Tenho muito orgulho em ser veterinária e, especialmente, uma veterinária homeopata. A Liga sempre foi presidida por médicos e essa mudança é um reconhecimento. Os profissionais que fazem parte da entidade são voluntários que atuam no atendimento a classes mais baixas, na realização de cursos e na divulgação da homeopatia à população. Por isso, convido os colegas a se associarem à Liga.

Fonte: CRMVRS