Homeopatia e Odontologia Vera Lúcia Scheeren

A Homeopatia dentro da Odontologia tem uma ampla aplicação, principalmente em situações onde há limitações nos tratamentos convencionais, como ansiedades, medos, fobias relacionadas ao próprio tratamento odontológico, bruxismo, halitose, estomatites, controle e diminuição de aftas, herpes labial, gengivites, periodontites e nevralgia do trigêmio, entre outras aplicações.

Nas gengivites e periodontites, além do tratamento convencional, o cirurgião-dentista homeopata utiliza os medicamentos homeopáticos como meios auxiliares para uma melhora acentuada e duradoura do paciente.

No tratamento de bruxismo (ranger de dentes), a Homeopatia tem mostrado ótimos resultados, uma vez que é sabido que uma de suas principais causas é o fator emocional.

Usada no pré, trans e pós-operatório de cirurgias bucais, a Homeopatia diminui sangramentos, edemas e a dor, trazendo conforto para o paciente, auxiliando e acelerando o processo cicatricial.

Em implantes dentários melhora a osteo-integração, estimulando uma formação óssea de ótima qualidade. A Odontologia busca na Homeopatia uma nova forma de abordar a saúde bucal, a começar com a anamnese. O cirurgião-dentista homeopata gasta o dobro do tempo ou mais numa consulta, e é necessário que o paciente entenda que – além de cuidar dos dentes – o profissional busca o conhecimento deste como indivíduo, através do relato da sua vida, saúde e relacionamento com as pessoas, unindo a isso sinais e sintomas descritos. O profissional homeopata saberá reunir toda essa informação para prescrever os medicamentos que mais se assemelham àquele paciente.

Entretanto, é importante ressaltar que a Homeopatia na área da Odontologia tem a limitação do procedimento clínico, sendo necessário o ato cirúrgico e a utilização de anestesia, sendo que não há medicamento que possa substituí-la.

Agende seu horário: (51) 32 28 09 15

* Vera Lúcia Scheeren é formada em Odontologia pela PUCRS (1983), habilitada em Homeopatia (Facis-Ibehe, 2008, Psicologia Transpessoal (Unipaz, 2010), Reick (2001),Terapia de Florais (2001). Atualmente, trabalha para a Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre e no consultório particular.

*, Jeanne Dias