Semana Mundial de Conscientização da Homeopatia

A Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS), histórica entidade da homeopatia gaúcha, completa 76 anos no dia 17 de abril. Em comemoração ao seu aniversário, estamos participando da Semana Mundial de Conscientização da Homeopatia. Esta semana é promovida pela World Homeopathy Awareness Organization (WHAO – www.worldhomeopathy.org). No mundo inteiro a homeopatia é comemorada em 10/04, data de nascimento de Samuel Hahnemannn, seu criador. A LHRS representa o Brasil nesta semana, cujo tema este ano é “A homeopatia e o envelhecimento”.

A homeopatia atua em todas as fases da vida das pessoas. Pode auxiliar o idoso no seu dia a dia, num momento em que as forças físicas e mentais (e suas funções) estão fragilizadas, proporcionando bem-estar e melhor qualidade de vida. Atua de forma preventiva ou curativa, como terapêutica única ou auxiliar em tratamentos convencionais. Busca a cura, embora nem sempre seja possível, pois muitas doenças são crônicas e degenerativas. Mas pode contribuir através de sua abordagem individualizada e integral.

Costuma-se dizer que a terapêutica homeopática atua de forma lenta, requer uso frequente de medicamentos e outras regras rigorosas e dietéticas. Isto não é verdade! Há casos onde uma dose só é suficiente e muitas vezes o medicamento tem ação imediata. Os medicamentos em geral são manipulados e administrados de forma individualizada, utilizados em formas de fácil ingestão, tais como gotas e glóbulos.

A homeopatia é cientificamente comprovada e reconhecida como especialidade no Brasil, nas áreas de medicina, veterinária, farmácia e odontologia, através de seus Conselhos Federais. Só um profissional especializado tem condições de abranger toda a técnica através das respectivas profissões da área da saúde.

A melhor forma de conhecer a homeopatia é experimentar, aliás a experimentação é um dos seus pilares básicos. Experimente e tire suas próprias conclusões.