Nota de Repúdio a Extinção da Fundação Zoobotânica

Repúdio ao Projeto de Lei nº 300/2015 – que visa extinguir a FZB

A Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS), entidade de utilidade pública que atua na área da divulgação, ensino e prática da homeopatia há mais de 70 anos, vem a público manifestar o seu repúdio ao Projeto de Lei nº 300/2015 – que visa extinguir a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB).

A FZB e seus espaços de cultura e lazer oferecem um serviço essencial à sociedade gaúcha. Não é concebível que o excelente serviço de pesquisa, proteção à biodiversidade e educação ambiental da FZB seja extinto para sanar o eventual problema financeiro do governo. O Jardim Botânico de Porto Alegre acaba de ser enquadrado na categoria A (a mais elevada) pela Comissão Nacional dos Jardins Botânicos, sendo considerado um dos quatro principais do país.

Não é possível que este patrimônio da população gaúcha seja colocado em disponibilidade, com risco de ser entregue à especulação da iniciativa privada.

A LHRS participa ativamente como instituição parceira do evento semestral JardinAção, promovido pelo setor de Educação Ambiental do Jardim Botânico, e que se reafirma em sua 15ª edição. Já estamos agendados para o próximo evento, em setembro deste ano.
Por meio desta, a Liga soma-se ao movimento pela “não à extinção da FZB” e demissão de seus qualificados técnicos – que prestam um inestimável serviço à comunidade gaúcha. Este PL está na contramão da história no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente, sustentabilidade, pesquisa e preservação da natureza.

Joaquina Pinto Molina
Presidente da Liga Homeopática do Rio Grande do Sul