Profissionais prestam informações sobre Homeopatia no Brique da Redenção neste domingo

LHRS realiza uma programação especial para marcar o Dia Nacional da Homeopatia, comemorado em 21 de novembro

A Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS) realiza uma programação especial para marcar o Dia Nacional da Homeopatia, comemorado em 21 de novembro.
“Nem um ano sem Hahnemann” foi o tema escolhido pela LHRS para 2014, em virtude do furto da Herma de Hahnemann no início do ano e a reposição da peça em novembro.

No domingo (23), das 10h às 14h, a Liga estará com um estande no Brique da Redenção, em frente ao Monumento ao Expedicionário, no qual médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários estarão à disposição do público para informar sobre a especialidade da área da saúde, com distribuição de material sobre a homeopatia. Um relato da história da Homeopatia, da instituição e do monumento a Hahnemann também fazem parte da programação. Conforme a presidente da Liga, médica veterinária Elisandra Pezzeta, o objetivo do evento é levar às pessoas a divulgação da Homeopatia, uma terapêutica conhecida há mais de 200 anos, sendo a única capaz de tratar o indivíduo e não a doença. “Vamos esperar todos com um bom chimarrão e uma conversa descontraída sobre saúde e história”, convida.

Na sexta-feira, 21, os homeopatas gaúchos fizeram sua tradicional homenagem na Herma de Samuel Hahnemann, de 1943 e furtada em 2014, e no busto de Licínio Cardoso, de 1952 e roubado em 2013. Os monumentos foram recentemente restaurados por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e Sinduscon/RS.

                                                                                                                                                                    Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRS)
Entidade sem fins lucrativos, fundada em 1941, que tem por objetivo a divulgação, a prática e o ensino da homeopatia. Atualmente, seu corpo clínico compõe-se de 13 médicos, 10 veterinários e uma dentista, que atendem mediante agendamento prévio pelo telefone (51) 3228.0915. O valor das consultas é totalmente revertido para o pagamento das despesas da instituição. A sede da Liga, localizada na avenida Getúlio Vargas, 169, no bairro Menino Deus – uma bela casa da década de 1950, rodeada por um amplo jardim, possui recepção, três consultórios equipados para atendimento médico e uma biblioteca especializada com livros e periódicos sobre homeopatia. Seu anexo tem recepção e um consultório veterinário.

Restauro da Herma de Hahnemann e do busto de Licínio Cardoso

No dia 11 de novembro, o Sinduscon/RS entregou a primeira fase de restauro de seu projeto cultural em homenagem aos 65 anos da entidade. Entre as obras restauradas estão a Herma de Hahnemann (médico alemão fundador da homeopatia, 1755-1843) e o busto de Licínio Cardoso (médico homeopata gaúcho de reconhecimento mundial, 1852-1926). Baseada em registros, a réplica de Hahnemann foi realizada pelo artista plástico Luiz Henrique Mayer, em resina isoftálica e pó de bronze, seguindo uma mistura de cinco partes de resina e uma de bronze em pó. O artista fez o mesmo processo no busto de Licínio Cardoso, porém, com base em outro busto, assinado pelo escultor Arjonas, que está em Lavras do Sul, cidade natal do médico gaúcho.